skip to main | skip to sidebar
"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas) - "Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato" (Robert Cappa) - "Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coraçao." (Henri Cartier-Bresson, 1994) - Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção. (Martine Franck)

__________________________________________________________

________________NOTÍCIAS_______________

sexta-feira, 17 de março de 2017

PRIMEIRO MUSEU DA FOTOGRAFIA DO BRASIL


Fonte: Revista/FHOX

Foi aberto em 11/03 o Museu da Fotografia abre as portas para a visitação do público, trazendo um acervo com 440 das mais de 2 mil imagens colecionadas pelo empresário cearense Sílvio Frota. São cliques de alguns dos maiores nomes da fotografia, como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman.

A icônica Sharbat Gula, a menina afegã fotografada por Steve McCurry e capa da National Geographic de 1985, tem 25 originais espalhados pelo mundo e um deles foi o primeiro item comprado por Frota para começar a coleção. O visitante também poderá conferir um dos cliques mais conhecidos de Bresson, o do homem pulando uma poça.

O objetivo do museu, segundo Frota, é aproximar as pessoas da fotografia, mesmo as que não têm intimidade com a arte. Para isso, o curador Ivo Mesquita (ex-Pinacoteca de São Paulo) organizou as imagens de modo que elas não pareçam individualizadas, mas sim contem uma história. “Quando pensamos no museu, pensamos no que a gente precisaria para que as pessoas se interessassem. Se você está em um museu e vê várias fotos fora de contexto, você passa por elas sem perceber que ali tem uma história, mas quando você expõe uma sequência do tema, você revela uma narrativa”, diz Frota.

O primeiro andar do prédio terá o revezamento de exposições temporárias com mais de duas mil fotografias da coleção que abrange 200 anos de história. Nos outros dois andares, o visitante irá conhecer as exposições permanentes, com o último piso dedicado às imagens do Norte e Nordeste brasileiro. O espaço conta também com auditório para palestras e oficinas, livraria temática e café.
Outra proposta é levar a fotografia para além do prédio que abriga o museu. “Contratamos um educador para levar o Museu às comunidades e as comunidades para dentro do Museu. Vamos dar cursos pra eles, eles vão fazer exposição dentro da comunidade e depois vamos trazer os melhores para uma exposição.”


Em uma segunda etapa, conta o colecionador, ainda sem data definida, as imagens estarão disponíveis para a população do interior do Ceará. A ideia é disseminar as imagens. “Não era justo eu ter uma coleção dessas e ninguém ter acesso. Tem fotos que eu sei que as pessoas têm, mas eu não tenho acesso, não acho justo, a foto tem que ser disseminada. Nós começamos o museu por aí, pensando no espaço para as pessoas terem acesso.”

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo de Notícias

_________________________________________________________

Sede Provisória: Rua Torres, 211, Centro - Feira de Santana/Ba, CEP: 44.052-160
email: sindfofs@sindfofs.com.br, Tel.: 3625.4948 / 8822.3659